Como transferir o carro pela internet

Sabia que você não precisa mais ir ao cartório para transferir um veículo?

O processo ficou mais simples e digital para transferir um veículo no Brasil utilizando o aplicativo gov.br e o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.

Primeiro, é necessário que tanto o vendedor quanto o comprador tenham conta verificada no gov.br no nível ouro e que o veículo esteja quitado e sem restrições.

O procedimento começa com o vendedor informando a venda no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito ou no gov.br, onde é gerado um código de autorização. O comprador, por sua vez, precisa acessar o mesmo aplicativo para aceitar a transferência, utilizando o código gerado.

Após a aceitação, a transferência é automática, sendo registrado o novo proprietário no sistema do Detran.
A Resolução Contran nº 809/2020 regulamenta o processo de transferência digital, dispensando a necessidade de reconhecimento de firma em cartório, o que simplifica o procedimento e reduz custos. É importante garantir que todos os débitos, como IPVA, multas e licenciamento, estejam quitados antes de iniciar a transferência. Assim, a digitalização do processo traz agilidade e segurança ao comprador e ao vendedor, sem a necessidade de intermediários ou deslocamentos.

Lembre-se de que é importante transferir o veículo para que não tenha multas no nome do proprietário anterior.

Se precisar de ajuda no processo de transferência digital, revisão de contrato de financiamento de veículos, recurso de multas de trânsito, poderá contar com o auxílio de um advogado.
#advogado#direitodetransito#recursodemulta#transferenciadeveiculo#comorecorrerdamulta #advogadoemerson

Compartilhe: